Cronograma SISU 2019

Cronograma SISU 2019 – O SISU, como é conhecido o Sistema de Seleção Unificado, é um sistema que trabalha junto com os candidatos que fizeram o famoso ENEM, com administração do MEC (Ministério da Educação).

Com o cronograma e outras informações necessárias, o aluno poderá participar e fazer a sua inscrição SISU 2019, um ótimo programa para que o aluno estude de graça em alguma das melhores universidades públicas do país.

Continue acompanhando este artigo que vamos falar mais sobre o calendário do SISU, como fazer a inscrição no programa, segunda chamada, nota de corte e muitas outras informações importantes.

Cronograma SISU 2019
Cronograma SISU 2019

Cronograma SISU 2019 – Calendário

O próximo SISU 2019 que ocorrerá é o de 2019, que você pode acompanhar aqui as datas corretas para o calendário do Sistema de Seleção Unificada, veja:

  • As inscrições e divulgações das notas de corte do SISU começam no dia 24 de janeiro de 2019 e vai até o dia 29 de janeiro de 2019;
  • Dia 30 de janeiro já começa a divulgação dos resultados da primeira chamada;
  • Após essa data até o dia 10 de fevereiro o aluno pode entrar no prazo de lista de espera do SISU;
  • Entre os dias 3 de fevereiro a 7 de fevereiro, os alunos da primeira chamada já podem fazer as suas inscrições nas universidades;
  • A partir do dia 16 de fevereiro os candidatos da lista de espera começam a ser convocados.

Como se Inscrever no SISU

O aluno que quiser participar do SISU precisa ter feito o ENEM do ano anterior e fazer a sua inscrição. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse a plataforma oficial do SISU sisu.mec.gov.br;
  • Insira a sua inscrição do ENEM e senha;
  • Veja se as notas do seu ENEM conseguem entrar para você conseguir uma vaga no SISU (não pode ter zerado a prova e nem a redação);
  • Escolha os cursos que deseja fazer (duas escolhas) e a universidade que deseja ingressar (pode ser duas diferentes);
  • Dependendo da sua nota, do curso e da faculdade, você pode conseguir uma vaga para ingressar pelo SISU;
  • Você também precisa escolher a modalidade que quer ingressar, se por cotas ou livre concorrência;
  • Depois confirme o seu cadastro no programa;
  • Para concluir, é preciso inserir outros dados cadastrais.
Inscrições Sisu 2019
Inscrições Sisu 2019

Segunda Chamada do SISU

A segunda chamada do SISU 2019 nada mais é aqueles alunos que não se inscreveram ou não ingressaram na universidade quando foram chamados e, assim, abriram vagas remanescentes para quem está na lista de espera.

Alguns alunos infelizmente não conseguem ingressar na faculdade pelo SISU e aí entram na lista de espera para ver se acontece alguma desistência de algum aluno da primeira chamada. Caso isso ocorra, o aluno da lista de espera é chamado para a “segunda chamada” do SISU.

Segunda Chamada SISU 2019
Segunda Chamada SISU 2019

Nota de Corte do SISU 2019

Nota de CorteO SISU possui uma fórmula que é a nota de corte para calcular o número de vagas existentes nas universidades e compará-las com o total de inscritos no programa.

O SISU faz esse cálculo e divulga no processo de cada curso. De acordo com o curso escolhido pelo aluno, sua nota do ENEM, modalidade, universidade escolhida, o SISU faz um cálculo para essa nota de corte para ver se o aluno consegue ingressar ou não na universidade pública de ensino.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *