Edital SISU 2019 – Onde baixar, como funciona e como se increver

O entendimento de todos os procedimentos envolvidos na inscrição e até mesmo durante a matrícula SISU, é bastante importante. Estas informações e muitas outras importantes, podem ser achadas no Edital SISU 2019.

Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba como você pode ter acesso a Edital e muitos outros aspetos sobre ele.

Edital SISU 2019
Edital SISU 2019

Onde Baixar o Edital SISU 2019

O edital SISU 2019 conta com várias informações importantes para o estudante, e a sua divulgação é normalmente feita no início e na metade do ano pelo Ministério da Educação.

Este documento contém informações importantes como a data das inscrições, data de divulgação dos resultados e espera. Informações relacionadas as matrículas e instituições que fazem parte do SISU também são achadas neste documento.

Você pode ter acesso a esse documento de forma bem fácil, sendo que basicamente basta acessar este LINK para obter o edital.


Como Funciona o Processo Seletivo do SISU

O processo seletivo adotado pelo SISU segue algumas regras que devem ser observadas também pelos interessados em participar deste programa.

Primeiramente vale ter em conta que para poder ter a chance de concorrer as vagas disponibilizadas por meio do programa, o candidato deve ter realizado a prova do Enem do ano anterior.

Dependendo da sua preferência, é possível passar pelo processo de inscrição do programa no primeiro ou Segundo semestre do ano, já que a inscrição SISU é realizada duas vezes por ano.

Quanto aos cursos disponibilizados, os concorrentes têm a possibilidade de escolher até duas opções de cursos, apesar disso, a opção de curso que mais pesa é a primeira opção.

O processo seletivo é baseado na pontuação conseguida pelo candidato na prova do Enem.

Falando em nota, também é importante considerar que dependendo da nota de corte, a pontuação conseguida pelo estudante pode estar mais bem posicionada para lhe garantir a vaga ou não.


Como se Inscrever no SISU

No início de cada ano o SISU abre as suas inscrições, sendo que durante este período os estudantes que realizaram a prova do Enem poderão concorrer para a bolsa de estudos.

A data exata marcada para a realização das inscrições pode ser encontrada no Edital que é liberado pelo MEC na última semana de Dezembro.

>>> Veja como você pode realizar a sua inscrição SISU passo a passo, logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do SISU – sisu.mec.gov.br;
  • Dentro da página, informe o seu número de inscrição e senha do Enem. Essas informações podem ser encontradas na página do Enem.
  • Com a página do estudante aberta, siga em frente informando os detalhes da sua inscrição.
Inscrições Sisu 2019
Inscrições Sisu 2019

Lista de Espera

Para os candidatos que não são selecionados, resta a lista de espera SISU. Os candidatos que aguardam nessa lista têm a possibilidade de esperar até que os estudantes vencedores das vagas confirmem ou não o interesse pela bolsa, sendo que se alguém não confirmar a data, os estudantes na lista de espera poderão pegar a vaga.

Valendo lembrar que a lista de espera é somente válida para a primeira opção de curso pretendido.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *