Inscrições SISU 2019

A sigla SISU significa sistema de seleção unificada, para o primeiro semestre, o programa já está com as inscrições SISU 2019 abertas, através da oportunidade disponibilizada pelo o programa SISU 2019 milhares de estudantes ganham acesso ao curso de nível superior nas redes públicas de ensino espalhadas pelo o Brasil. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre as inscrições SISU 2019, no post abaixo.

Sendo assim, o candidato contemplado com o programa possui acesso gratuito à educação. Diferente de outros programas do Governo Federal que oferecem bolsas de 50% para universidades particulares, como o programa PROUNI.

Já o SISU oferece oportunidades onde os estudantes garantem uma bolsa de 100% do curso, para alunos matriculados em instituições públicas de ensino.

É através do Enem que os estudantes e candidatos concorrem a uma vaga no programa SISU 2019.

Inscrições SISU 2019
Inscrições SISU 2019

Inscrições SISU 2019

inscrições sisu 2019As inscrições SISU 2019 ainda não se iniciaram, as datas de início das inscrições serão no dia 23 a 26 de janeiro de 2019, veja como é fácil se inscrever. O primeiro requisito de inscrição é:

  • Ter realizado o ENEM no ano anterior, antes de começar a sua inscrição no programa realize a confirmação de todos os seus dados.

Como Realizar as Inscrições SISU 2019

  • Acesse o site oficial através do http://sisu.mec.gov.br/;
  • Preencha o seu número de inscrição e senha do ENEM;
  • Na sua inscrição, você pode escolher até duas opções de curso, sendo por ordem de prioridade;
  • Pode ser em diferentes universidades, procure vagas mais próximas a você;
  • Escolha em seguida a modalidade que deseja concorrer ao SISU;
  • Agora para finalizar, basta concluir sua inscrição para que você possa concorrer as vagas escolhidas.
Inscrição SISU 2019
Inscrição Sisu

 

 

Vale ressaltar, que apenas uma vaga das opções escolhidas vai ser efetivada, a outra opção é desconsiderada pelo o programa.


Documentos Necessários

Sendo aprovado (a) no SISU será necessário comparecer a universidade, com a relação de documentos a seguir:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Certificado de Reservista para os homens;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou seu histórico escolar.
Lista de documentos

É necessário apresentar no dia da matrícula, todos os seus documentos originais e as cópias devem ser autenticadas.

No site do SISU vocês devem procurar e imprimir o questionário socioeconômico e a ficha de dados cadastrais do programa, além da sua certidão eleitoral de quitação e uma foto 3×4.

Vale ressaltar ainda, que os 3 últimos documentos citados acima precisam ser necessariamente as vias originais.

Em alguns caso a universidade pode solicitar outros documentos, por isso é importante entrar em contato antecipadamente com a instituição de ensino a qual você foi selecionado e se informar.


Resultado SISU 2019

O resultado SISU 2019 é facilmente consultado no site oficial do programa http://sisu.mec.gov.br/, o candidato interessado (a) precisa:

  • Acessar o site;
  • Preencher informações necessárias, tais como número de inscrição do Enem, sua senha de acesso e o código de verificação.

Realizando o passo a passo acima, você consegue verificar se foi ou não aprovado, para não correr o risco de perder as datas de matrícula.

Se a sua aprovação não ocorreu dentro das duas opções escolhidas por você, você ainda pode recorrer a lista de espera.

Resultado do SISU 2019
Resultado do SISU 2019

Lista de Espera SISU 2019

Todos os candidatos que se inscreveram no programa e não obtiveram aprovação em uma das duas opções, podem participar da lista de espera do SISU 2019. Veja como participar:

  • Entre no site;
  • Realize o mesmo procedimento de acesso ao portal e na sua conta manifeste interesse em participar da lista de espera.
Lista de Espera do SISU
Lista de Espera do SISU

SISU 2019 – Primeira e Segunda Chamada

A primeira chamada é para os alunos que foram selecionados logo no primeiro momento, aqueles que passaram de primeira em uma das opções escolhidas. Após o período de inscrições SISU 2019 da primeira chamada, o MEC (Ministério da Educação) convoca os candidatos da segunda chamada para efetivar a matrícula.

Vale ressaltar, que os alunos convocados na segunda chamada precisam entrar em contato com a instituição e ser informar referente aos dias e horário para realizar a matrícula.

Notas de corte SISU 2019

Nota de CorteMuitos candidatos, principalmente os de primeira viagem se questionam o que é a nota de corte do SISU, para quem não sabe a nota de corte é a menor nota que o candidato precisa ter para concorrer e ter a chance de conseguir a vaga.

É através da nota de corte que os alunos conseguem saber qual é a sua posição dentro da pontuação, diante dos demais candidatos a mesma vaga, a partir da nota de corte, o aluno passa a ter ideia da sua pontuação no ranking e assim decide se vai ou não continuar concorrendo a vaga do curso escolhido, ou mudar a opção enquanto ainda há tempo.

A nota de corte é atualizada diariamente dentro do cronograma do programa, é preciso que o candidato acesse o site e confira.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *