Notas de Corte Sisu 2019

Notas de Corte SISU 2019 – O Sistema de Seleção Unificado é um programa do governo federal que oportunidades para os estudantes que fizeram o exame do ENEM e querem acesso a uma universidade pública gratuita. As instituições de ensino superior do governo são consideradas as melhores do país, e por consequência, as notas de corte do sisu 2019 mais altas de todo o país.

Sabemos que para conseguir uma vaga na educação pública é muito concorrido e para isso o aluno precisa ter ido bem nas provas do ENEM e na redação. Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas dos estudantes de como funciona o Sisu, como conseguir uma vaga, qual a nota de corte do Sisu para os principais cursos, como se inscrever, dentre outras informações.

Notas de Corte Sisu 2019
Notas de Corte Sisu 2019

Notas de Corte Sisu 2019

Nota de CorteAs notas de corte do Sisu são as notas mínimas para ser selecionado para determinado curso superior.

Como é calculada a nota de corte do Sisu:

  • Cada curso possui um determinado número de vagas.
  • Assim que todas as vagas forem ocupadas por candidatos, a nota mais baixa entre os candidatos passa a ser a nota de corte;
  • Conforme mais candidatos com notas superiores forem se candidatando, os candidatos com notas mais baixas vão sendo eliminados, e a nota de corte do sisu vai ficando cada vez mais alta.
  • Por esse motivo, os cursos com mais concorrências tendem a ter notas de corte muito mais altas que os cursos de baixa concorrência.

Como funciona Sisu 2019

O Sistema de Seleção Unificada é uma iniciativa do Ministério da Educação para substituir gradativamente o vestibular como sistema de seleção no Brasil. Pelo Sisu 2019, os estudantes se inscrevem para os cursos e instituições de ensino em que desejam estudar no ensino superior. O Ministério da Educação seleciona os estudantes então através da nota do ENEM, para preencher as vagas das instituições de ensino.

Como Funciona o SISU 2019
Como Funciona o SISU

Como o Sisu funciona:

  • Seleciona estudantes tanto para instituições públicas quanto para privadas;
  • O sistema substitui parcialmente ou totalmente o vestibular, dependendo dos critérios de seleção de cada centro de ensino;
  • O programa Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação do governo federal, a seleção acontece todos os semestres e a inscrição é gratuita;
  • Após o prazo de inscrição, se você nõ for selecionado, poderá ingressar na lista de espera do SISU 2019.
  • O aluno que realizou o exame do ENEM tem a possibilidade de escolher até duas opções de cursos pelo sistema do Sisu.

Para conseguir uma vaga no curso escolhido, o aluno precisa ter tirado uma nota mínima no ENEM, a chamada nota de corte. Caso o estudante não esteja dentro da nota de corte, ele tem a opção de continuar tentando uma vaga no curso escolhido ou mudar de curso.

As inscrições duram apenas alguns dias e após a data o resultado é liberado, caso o candidato tenha sido selecionado ele vai precisar comparecer a universidade pública para realizar a matrícula ou aguardar o próximo Sisu, que acontece duas vezes ao ano.


Nota de corte Sisu 2019

O Sisu é um sistema automático que estipula uma nota de corte para cada curso ofertado pelas universidades públicas. Caso você não consiga a nota de corte (que é uma nota mínima para aquele curso escolhido) você pode escolher um outro curso ou continuar tentando uma vaga no mesmo curso.

Como funciona a seleção do SISU
Como funciona a seleção do Sisu

As inscrições do Sisu duram apenas alguns dias e, enquanto elas estiverem abertas, o aluno precisa entrar todos os dias para verificar as notas de corte do sistema, que podem mudar de um dia para o outro.

As notas são calculadas de acordo com o número de vagas ofertadas pelas universidades públicas e na quantidade de candidatos que se inscreveram naquele curso. As notas de corte são apenas uma base para o aluno saber se tem chances de entrar na universidade pública no curso que escolheu ou não, mas não é garantia que o aluno consiga a vaga. Ele precisa aguardar o resultado final do processo.


Classificação parcial Sisu 2019

No sistema do Sisu, o aluno pode verificar em qual lugar ele ficou na classificação daquele curso. Essa classificação parcial é de acordo com as notas dos candidatos que se inscreveram para aquele curso. No fim das inscrições o Sisu divulga a classificação final.

Classificação parcial Sisu 2019
Classificação parcial Sisu 2019

Chamada regular Sisu 2019

A chamada regular serve para os candidatos que estiveram dentro da nota de corte mínima e foram selecionados para uma vaga do curso escolhido em uma universidade federal. O candidato selecionado na chamada regular deverá efetuar seu registro acadêmico online até o dia 7 de fevereiro.


Lista de espera Sisu 2019

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular pode ficar na lista de espera para uma possível segunda chamada caso surja vagas para curso que escolheu. Para realizar a inscrição no Sisu 2019 e saber sua nota de corte acesse http://sisualuno.mec.gov.br/.

Lista de Espera do SISU
Lista de Espera do SISU
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *