SISU 2019: Inscrições, Vagas, Resultado e Lista de Espera

O SISU 2019 é um programa do Governo Federal que visa dar oportunidade para os estudantes e candidatos da rede pública de ensino. Através do programa implantado, pelo o Governo Federal, milhares de brasileiros têm a oportunidade de ingressar no ensino superior gratuito. Abaixo vamos explicar como funciona o SISU 2019, e esclarecer suas dúvidas sobre como se inscrever, notas de corte e muito mais.

Graças ao SISU 2019, o estudante tem a oportunidade do aprendizado, conhecimento profissional e pessoal, além do crescimento profissional e técnico para o futuro próximo.

Inscrições SISU 2019
Inscrições SISU 2019

Como Funciona o SISU 2019?

O SISU 2019 é um programa diferente de diversos outros, inclusive até mesmo do próprio PROUNI que oferece bolsas de estudo parcial, o SISU financia 100% do estudo do aluno caso ele venha a ser aprovado no exame nacional do ensino e obtenha os requisitos e nota necessária para o curso escolhido.

Dessa forma, o candidato tem acesso à educação gratuita em universidades públicas espalhadas em todo o Brasil, o programa foi uma iniciativa do MEC para facilitar o acesso ao ensino superior a população interessada.

Hoje realmente só não estuda quem não quer, através de diversos programas do Governo Federal é possível alavancar o sucesso da sua vida acadêmica, para concorrer ao SISU o candidato (a) precisa atender alguns requisitos, o primeiro deles é:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio mais conhecido como ENEM.

A Participação no programa é gratuita, o candidato não paga nada por isso, e como de costume o processo de seleção acontece todos os anos.


Inscrições SISU 2019

A inscrição SISU 2019 para o primeiro semestre vai ocorrer no dia 23 a 26 de janeiro de 2019 no próprio site do SISU 2019. Para realizar a inscrição é necessário:

  • Entrar no site do programa;
  • Seguir o passo a passo indicado;
  • Escolher até duas opções de curso, em faculdades iguais ou distintas de sua preferência.

Valerá apenas a primeira opção, caso venha ser selecionado (a), onde a outra opção de curso será desconsiderada automaticamente pelo o sistema.


Como se Inscrever?

Atendendo todos os requisitos do programa, chegou a hora de efetuar a sua inscrição para isto basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site oficial do SISU (http://sisu.mec.gov.br/).
  • Informe o número de inscrição e senha do Enem;
  • Em seguida escolha duas opções de curso desejado, por prioridade.
  • Procure em seguida vagas nas universidades mais próximas a você;
  • Escolha e informe a modalidade;
  • Confirme a sua inscrição e concorra as vagas disponibilizadas.
Inscrições SISU 2019
Inscrições SISU 2019

Vale ressaltar que dentre as escolhas realizadas, apenas 1 opção, ou seja, uma das vagas serão preenchidas. Ou seja, caso você venha passa na primeira opção a segunda é desconsiderada automaticamente.


Vagas SISU 2019

Não existe uma quantidade de vagas exatas disponibilizadas pelo o programa, pois tudo vai depender da quantidade de vagas que a universidade tem a oferecer, isso os candidatos só tomam conhecimento no ato da inscrição do SISU.

O candidato precisa escolher o curso de maneira sábia, onde deve priorizar a opção que é de maior desejo de escolha, vale lembrar, que a primeira opção será considerada a mais importante.


Nota de Corte SISU 2019

Nota de CorteMuitos devem ter dúvida quanto a nota de corte do SISU, na realidade tudo é bem simples, a nota de corte é aquela nota mínima que o aluno precisa ter para se candidatar a vaga e ter uma chance de passar no concurso.

A nota de corte serve para que os alunos saibam qual é a sua posição na pontuação e assim decidir se vão ou não se candidatar a vaga. A partir da nota de corte o aluno tem a ideia da sua pontuação e assim vai decidir se vai continuar ou não concorrendo a vaga ou modificar o curso.

A nota de corte é modificada diariamente, então é necessário que o aluno entre no site do SISU e acompanhe todas as atualizações.


Resultado SISU 2019

É importante acompanhar todas as atualizações e principalmente o resultado do SISU 2019 pelo o site oficial do programa, para isto:

  • Entre no site do programa www.sisualuno.mec.gov.br.
  • Informe o seu número de inscrição, senha e código de verificação;

Realizando o passo a passo acima, já é possível verificar se foi aprovado (a) ou não no programa. Após isso, você pode entrar em contato com a universidade, verificar os dias e horário de matrícula para que você possa comparecer a apresentar todos os documentos solicitados.

Se você por ventura não vier a ser aprovado em nenhuma das opções, chegou a hora de mostrar interesse em se candidatar a lista de espera, através da mesma você ainda tem a chance de garantir a sua vaga, se ao decorrer do início do ano seletivo, o candidato vier a desistir os demais são convocados.

 Resultado do SISU 2019
Resultado do SISU 2019
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *