SISUTEC Inscrições 2019 – Como se inscrever no SISUTEC

O Sisutec que é um dos mais importantes Sistemas de Seleção Unificada do Governo Federal e que auxilia milhares de jovens de baixa renda a se qualificarem para garantirem melhor posição no mercado de trabalho. As inscrições do Sisutec 2019 ocorrem em duas etapas: o primeiro que é o procedimento normal onde após receber as inscrições dos candidatos faz a seleção daqueles que foram os melhores no processo e, o segundo momento é quando abre a seleção para as vagas remanescentes onde os candidatos que não conseguiram ser selecionados pela primeira vez passam a ter nova chance.

Sisutec 2019 Inscrições
Sisutec 2019 Inscrições

Atenção: Lembre-se que o SISU 2019 e SISUTEC não são o mesmo programa. O Sisutec seleciona candidatos para o ensino técnico, já o SISU seleciona candidatos para o ensino superior.


Como se inscrever no Sisutec? – Inscrições 2019

A última chamada que foi para as vagas remanescentes foi realizada no mês de setembro de 2018. O período de inscrições para 2019 ainda não foi divulgado, mas é bastante provável que as inscrições ocorram ainda no primeiro semestre do próximo ano, ou seja, é bom ficar sempre atento! De modo geral, a inscrição é feita pelo portal do MEC onde você deverá informar todos os seus dados pessoais e escolher até duas opções de cursos no Sisutec que deseja estudar.

  • Ainda durante a inscrição, o candidato deverá definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos alunos que estudaram em escolas da rede privada ou aquelas que são privadas, onde tenha estudado como bolsista integral.
  • Há ainda a possibilidade de concorrer às vagas reservadas a candidatos pardos, pretos e indígenas.
  • Caso não se enquadre em nenhuma dessas opções poderá escolher a seleção por ampla concorrência.
  • É importante dizer que, no momento da inscrição você pode altera-la quantas vezes achar necessário.
  • Será considerada, para os devidos efeitos, somente a última realizada.


É preciso pagar alguma taxa de inscrição para o Sisutec?

Não, a inscrição é gratuita, pois o objetivo do programa é facilitar o acesso à educação para que os jovens possam ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho e construir uma boa carreira.

Taxa de Inscrição Sisutec 2019
Taxa de Inscrição Sisutec 2019

Como são selecionados os candidatos do Sisutec 2019?

Os candidatos são selecionados por meio da nota do Enem, ou seja, quem possui maior nota garante a sua vaga. Por isso é importante que se dedique, na preparação do exame, para ter um bom resultado no Sisutec e conquistar a vaga sonhada.


O que o candidato selecionado deve fazer?

Se estiver na lista de aprovados do Sisutec 2019 na primeira opção de curso deverá se prontificar e fazer logo a matrícula uma vez que, se não agilizar não será convocado para a segunda chamada e perderá a chance da vaga.

Já na segunda opção de curso, o processo é um pouco diferente. Se o candidato não realizar a sua matrícula na instituição de ensino ainda terá a oportunidade de concorrer ao curso que selecionou como primeira opção.

E se matricular na segunda opção de curso e, por sorte, algum candidato desistir da vaga referente à primeira opção que lhe era de interesse, poderá se matricular na primeira enquanto a segunda será automaticamente cancelada.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...