Sisutec Pronatec 2019: Cursos, inscrições e vagas remanescentes

Sisutec Pronatec 2019 – O Sisutec é um dos meios de acesso ao Pronatec. Como um sistema informatizado do MEC é um dos recursos mais importantes para que os alunos possam ter acesso ao ensino de qualidade promovido, pelas instituições públicas e privadas, universidades e centros tecnológicos.

Então se você já terminou o ensino médio e prestou o exame do ENEM terá a chance de continuar os seus estudos e crescer tanto intelectualmente como pessoalmente. Se ainda não sabe como funciona o programa e como são realizadas as inscrições é só continuar a leitura desse artigo para saber de tudo!

Sisutec Pronatec 2019
Sisutec Pronatec 2019

Como o Sisutec Pronatec 2019 Funciona?

O Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um programa do Governo Federal que foi implantado em 2013 através do Ministério da Educação com o principal objetivo de ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos.

Com isso houve a preocupação em se criar o acesso facilitado aos cursos técnicos e de qualificação realizados pelo Pronatec.

Como Funciona o Sisutec Pronatec
Como Funciona o Sisutec Pronatec

Qual a diferença entre Sisu e Sisutec?

O Governo Federal possui vários programas de incentivo a educação e qualificação profissional como Prouni, Fies e os nomes próximos Sisu e Sisutec. O Sisu, em primeiro lugar, significa Sistema de Seleção Unificada, cujo objetivo é selecionar os candidatos a ocuparem vagas nas universidades públicas que fazem uso do Enem como pré-requisito para aceitação de novos alunos.

Já o Sisutec 2019 é um sistema informatizado em que as universidades, instituições públicas e privadas oferecem vagas para os cursos técnicos. Semelhante ao Sisu, a seleção é feita com base na nota do Enem. Em ambos os programas a inscrição é feita de forma gratuita.

Sisu Sisutec 2019
Sisu Sisutec 2019

Como é feita a inscrição no Sisutec?

O candidato deve acessar o site do programa durante o prazo de inscrição estabelecido, fornecer todas as informações e dados solicitados pelo site e, assim que confirmar que eles estão corretos, basta imprimir o comprovante.

 

Se precisar, poderá alterar os seus dados no ato de inscrição. O sistema vai considerar a última informação que você fornecer. Por outro lado, é importante mencionar que algumas instituições tem o costume de solicitar uma nota mínima para que o candidato possa concorrer ou não a uma vaga.

Por um lado isso é bastante positivo, pois o candidato saberá de antemão se possui ou não chance de conseguir a vaga desejada, mas por outro se ele não tiver a nota mínima e tem aquela escola como sua primeira ou principal opção terá um obstáculo, o qual precisará adiar brevemente para recuperar o resultado  Sisutec a partir de um novo exame do Enem.


Aplicativo do Sisutec

Uma boa notícia é que os candidatos podem acompanhar todas as novidades pelo celular através do aplicativo Sisutec. Disponível para os principais sistemas: Android, iOS e Windows, os candidatos podem consultar as vagas, acompanhar as datas mais importantes, realizar pesquisas por região, cidade ou mesmo estado, receber notificações e ainda adicionar lembretes na sua agenda.

Para baixar o aplicativo, basta pesquisar na loja do seu smartphone “Sisutec”. É só clicar no botão de instalação e após ter baixado o app começar a utilizar. O próprio desenvolvedor avisa, na descrição do aplicativo que o mesmo é somente para a consulta de informações do programa do Governo.

Em outras palavras, não é possível fazer a inscrição no Sisutec, a qual deve ser realizada somente no Curso Sisutec Selecionado. O aplicativo é só para facilitar a consulta e obter informações de forma mais simples e rápida.

Então, não perca tempo! Baixe o app e fique por dentro de todas as novidades. Gostou dessa dica? Curta e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...