Sisutec Resultado 2019: Como saber quem foi selecionado

Sisutec Resultado 2019 – Milhares de jovens brasileiros se inscrevem para o Sisutec 2019 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) em busca da realização de seus sonhos profissionais. O sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece através de várias instituições educacionais vagas gratuitas para que os candidatos possam estudar e buscar, por meio de novas oportunidades, melhor colocação no mercado de trabalho.

E, como é muito natural para qualquer candidato, após a inscrição realizada, há sempre grande expectativa quanto ao resultado, ou seja, saber se conseguiu ou não aquela vaga pleiteada. Se você ainda não conhece esse importante sistema e como é divulgado o resultado com os candidatos selecionados é só continuar lendo este artigo. Confira.

Sisutec Resultado 2019
Sisutec Resultado 2019

Como saber o resultado do Sisutec?

As orientações são dadas pelo MEC e, segundo o Ministério, o resultado da seleção pode ser obtido por meio de consulta no próprio boletim do candidato ou então diretamente nas instituições de ensino que participam do programa.


Critério de Seleção do Sisu 2019

Sim, o que define a aceitação do candidato é a nota que ele obteve na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Se, por acaso, houver empate com outro candidato será necessário realizar o desempate, cujos critérios que vão definir o resultado seguem a seguinte ordem de importância:

  • Maior nota obtida na prova da Redação do ENEM;
  • Maior nota da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Maior nota da Prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Em outras palavras, esses critérios mostram o quanto é importante fazer uma boa prova do ENEM, cujo exame abre realmente muitas portas para o candidato.


Se for aprovado o que deve ser feito?

Esse ponto é muito importante. É natural que o candidato ao receber a notícia que conseguiu uma vaga na seleção do Sisutec ou no Pronatec seja tomado por alegria e entusiasmo. Mas, ainda sim deve se atentar aos procedimentos que o sistema solicita para que não perca a sua vaga.

Cursos Sisutec 2019

  • Em primeiro lugar, o candidato selecionado deverá verificar com a instituição a qual estudará qual o dia, horário e documentação necessária para fazer a matrícula;
  • Depois que tiver as informações necessárias sobre os procedimentos é importante que fique atento aos prazos para não esquecer e acabar deixando o período de matricula se encerrar.

Se você deixar, perderá a chance e precisará fazer todo o procedimento de inscrição em uma nova oportunidade para competir novamente com outros candidatos e conquistar a sua vaga. Por outro lado, mesmo após ter realizado a sua matrícula e iniciado as aulas do seu curso Sisutec 2019 é bom sempre acompanhar as novidades e possíveis alterações para aproveitar todos os benefícios que o programa fornece.


Vagas remanescentes do Susutec 2019

Vale lembrar que o resultado da seleção do Sisutec contempla os melhores candidatos selecionados de acordo com as maiores notas obtidas na prova do Enem. Entretanto, muitos desistem porque privilegiam resultados obtidos em outros exames ou acabam esquecendo-se de realizar a matrícula durante o período previsto.

Quando isso acontece, o Sisutec 2019 aproveita essas vagas não ocupadas e as lança como remanescentes para que os candidatos que não conseguiram da primeira vez possam conseguir agora.

Vagas Sisutec 2019
Vagas Sisutec 2019

Se você se enquadrar neste caso é importante que fique sempre atento as notícias e demais informações para se inscrever e ter a chance de conseguir garantir a sua vaga. Combinado? Posso contar agora com a sua curtida neste artigo? É só clicar no botão abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...